Início

O Laboratório Tutor (Tecnologia, Universidade, Trabalho e Orientação) tem como objetivo analisar a trajetória de educação para o trabalho em diferentes etapas da carreira profissional.

  •  a escolha pelo curso,
  • os anseios de ingressas na universidade
  • a busca de estágios e trabalho do aluno
  • até a carreira do profissional formado

Objetiva trazer reflexões sobre a carreira acadêmica e seu impacto no mundo do trabalho integrando ensino, pesquisa e extensão.

Para saber mais sobre o projeto basta clicar aqui 

O Projeto Tutor e a pandemia

Esta pandemia colossal que afeta o mundo hoje em dia, faz com que o Projeto TUTOR siga em rumo a orientar as pessoas.
Pois um vírus se espalha de forma irrecuperável por toda parte, cortando a vida de milhares de pessoas e causando, todos os tipos de efeitos psicológicos e destruindo nossas redes de proteção social: trabalho, família e amigos.
Este vírus dá lugar a nossos medos, medos, angústias, sentimentos de desamparo e solidão.
Sentimentos que são aprimorados pelo número e tipo de informação e tempo que dedicamos às nossas redes sociais e outros meios de informação.

Diante dessa situação pensamos que são tempos de reflexão, temperança, força, solidariedade e equilíbrio.
Assim vamos ampliar nossas experiências de conexão em redes de solidariedade, e juntos podemos alcançar objetivos comuns em benefício da sobrevivência de todos.
Temos alunos com sonhos adiados, projetos de vida transferidos, vislumbramos um empobrecer não só de nós mesmos, mas da comunidade em geral.
Em tempos de pandemia é preciso desenvolver a nossa resiliência, porque a pandemia pode agudizar estados de medo, pavor, tristeza, etc. 

Apesar de nos invadir o vazio existencial, o abismo, o outro está ali a nos interpelar e todo o nosso desejo pessoal de ajudar é construir esta força interna a que podemos chamar de resiliência.
Nós mantemos a memória dele sistemática, na sílica transformamos sentidos e significados. Tudo bem, agora não estamos conversando, nos tocando, mas estamos juntos.
E é um tempo de gestar as ações sejamos professores, psicólogos ou alunos, todos nós somos chamados, a trabalhar no sentido de prevenir e mitigar o sofrimento psíquico onde quer que ele se manifeste, em cada uma das circunstâncias em que a dor emocional está presente.

Isto nos motiva a solicitar a formação de redes de apoio e colaboração que nos permita aprender com todos e cada um e nos faça sentir parte de uma comunidade que é para todos e para todas…

Por isto, o Projeto Tutor montou com sua equipe uma rede de apoio preparada e disposta a equipar, auxiliar e guiar alunos e professores de escolas, bem como a comunidade em geral para passarmos por este momento juntos.

Clique aqui para conhecer mais sobre a rede de apoio e as ações que estamos fazendo.